Conciliação de cartão é um bom negócio?
por Atracto
O final do ano sempre é um período em que o comércio está aquecido, seja pela Black Friday, pelas vendas de Natal ou mesmo pelo início da alta temporada do turismo, quase sempre com as transações sendo feitas de forma online e com cartão de crédito. Com tamanho fluxo de vendas, é comum que os comerciantes tenham algumas dores de cabeça na gestão do negócio, sobretudo quando o assunto é receber corretamente os valores das vendas com cartão feitas na internet ou nas lojas físicas. É aí que entra a conciliação de cartão. Mas é um bom negócio? É realmente importante ter esse serviço disponível no meu comércio? Será que o custo/benefício disso compensa? Vamos explicar melhor como funciona.
Controle total
Geralmente a conciliação de cartão ainda é feita de forma manual, principalmente em pequenas e médias empresas (PMEs), com o comerciante tendo de fazer o controle das vendas entrando nos sistemas das operadoras, dos meios de pagamento (adquirentes) e dos bancos. “Ter um sistema de conciliação no comércio é fundamental para essas empresas realizarem a gestão das vendas de um empreendimento, para saberem se o que o que foi vendido realmente irá entrar na conta da empresa, quando isso vai entrar e até mesmo conciliando o sistema de vendas diretamente com o banco. Tudo isso é feito com pouquíssimos cliques, melhorando a eficácia e aumentando a produtividade do negócio”, explica Juliana Tiziani, especialista em Conciliação de Cartão da Auditto.
Custo/benefício
Muitas empresas ainda não enxergam essa ferramenta de conciliação como um valor agregado do negócio, e sim como um custo extra. Mas, se, por exemplo, sua empresa efetuou três vendas para diferentes clientes que usaram diferentes cartões, sendo que um deles pagou no débito, outro no crédito em três vezes, e outro pagou com vale-refeição, como resolver? São três operações diferentes com taxas distintas, cujo valor será repassado para a conta da sua empresa em datas diferentes. Portanto, fica difícil controlar todas essas nuances fazendo toda a operação de forma manual, não é mesmo?
“Em geral, as adquirentes enviam esses dados de maneira genérica, sem disponibilizar o detalhe da operação. Contando com um sistema de conciliação em seu negócio, você terá um aumento da produtividade e uma maior capacidade de gestão do fluxo de caixa, fazendo com se possa focar em outras tarefas mais importantes, como a estratégia comercial e o plano de negócios. Dessa forma, você terá mais controle e um respaldo maior para saber que tudo o que se vende está caindo da maneira correta na conta da empresa. Como consequência, você consegue planejar seus gastos e investimentos muito mais facilmente”, afirma Juliana. Ou seja, é saúde financeira do seu negócio que está em jogo!
Para quem é recomendado?
A conciliação de cartões é recomendada para qualquer tipo de negócio que efetue vendas com cartão, seja de maneira física – com as maquininhas (ou POS) – ou online, independentemente do tamanho ou do segmento. A conciliação garante o acompanhamento atualizado por parte do empreendedor, a fim de que ele tenha como saber exatamente o quanto vai receber, quando irá receber e quanto vai pagar de taxa em cada operação efetuada.
O que é preciso para se ter esse produto?
“O comerciante precisa primeiramente ter um arquivo de vendas, ou seja, ele precisa ter um POS ou um TEF, ter essas informações registradas em algum lugar, uma conta no banco e precisa estar trafegando os dados por alguma adquirente. E, claro, fazer vendas por cartão. Apenas isso”, informa Juliana.
E o sistema Auditto, o que oferece?
O sistema de conciliação da Auditto oferece um maior controle das vendas, com integração 360° que compreende a conciliação de vendas, o pagamento e o recebimento, permitindo dar baixa de forma automática dentro do sistema de vendas da empresa. O painel de controle do sistema também permite planejar a antecipação de recebíveis e o controle das taxas das adquirentes, além do controle de chargeback, tudo de forma detalhada e transparente, fazendo com que você tenha um melhor gerenciamento do seu negócio como um todo.
“Tem muita gente que ainda tem um pouquinho de medo de mexer com tecnologia, mas o sistema Auditto é fácil de usar, é bem intuitivo. O painel é claro, exibindo na tela inicial todas as informações de vendas, de pagamentos e do extrato bancário de recebimento. E nós ajudamos dando todo o suporte e treinamento para o cliente”, destaca Juliana.
Ficou claro que é um bom negócio? A Auditto está pronta para ajudar o seu comércio justamente quando você mais precisa. Se você ainda tem alguma dúvida, é só entrar em contato que os consultores são altamente capacitados para atender e resolver o seu problema!
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