A robotização de processos, ou Business Process Automation (BPA) em inglês, é a utilização de softwares que atuam por meio de robôs inteligentes para que eles realizem trabalhos manuais e repetitivos de forma mais ágil e com menos chances de erros.
Antigamente, esse investimento era destinado apenas às grandes empresas, que tinham melhores condições financeiras. Felizmente, hoje, o cenário mudou e empresas de diversos portes podem iniciar o processo de robotização para obter excelentes ganhos.
Quando falamos na robotização contábil, é comum que muitos gestores compreendam a importância da tecnologia, mas não saibam exatamente se a empresa está pronta para dar este passo.
Diante da importância do assunto, reunimos algumas situações que indicam que o escritório contábil precisa investir nessa tecnologia. Acompanhe!
Quando a empresa não tem os processos definidos
A rotina de um escritório contábil é repleta de afazeres, mas nem sempre há o mapeamento de todos os processos para que tudo seja entregue dentro do prazo e conforme as especificidades de cada cliente.
Quando há o investimento em robotização, o primeiro passo para a implementação é a identificação das principais atividades rotineiras para saber como elas funcionam e quais podem ser automatizadas.
Nesse sentido, a robotização favorece a padronização dos processos, que é uma necessidade imediata do escritório contábil. Com o uso de robôs na execução das atividades, a qualidade oferecida é padronizada em todos os níveis.
E isso é muito importante para que a empresa ofereça a mesma experiência para todos os clientes, seja em um atendimento online, seja em um atendimento presencial, por exemplo, fazendo, inclusive, com que os resultados melhorem como um todo.
Se o escritório contábil tem um time enxuto e quer extrair o melhor dos profissionais
A próxima situação que indica que o escritório precisa investir em escritório contábil é quando o time está enxuto ou precisa aumentar. Isso porque em ambas as situações, a melhor forma de conquistar bons resultados é por meio da extração do potencial de cada profissional.
Essa conquista acontece quando os contadores saem da rota de atividades monótonas, burocráticas e repetitivas e assumem uma posição com maior capacidade produtiva e mais estratégica.
Essa mudança de atuação é percebida até mesmo pelos clientes, que passam a ter seu negócio gerido por profissionais que conseguem olhar de forma analítica e, assim, encontrar oportunidades melhores.
Sem contar que a rotina automatizada é mais atrativa para o mercado competitivo, já que ela permite o desenvolvimento de atividades que representam mais valor para o escritório contábil.
Quando o escritório precisa diminuir os custos e aumentar os lucros
Um dos benefícios mais marcantes da robotização contábil é a redução de custos com funcionários. O escritório, ao contratar um profissional, deve seguir a legislação trabalhista e agir de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para arcar com diversos tributos, que impactam os custos do negócio.
Há outros gastos, como treinamento, benefícios e espaço físico. A robotização contábil reduz de forma significativa o custo da empresa e aumenta o lucro sem que haja queda na qualidade dos serviços oferecidos. Afinal, os robôs operam 24 horas por dia, não têm horário de almoço ou folga nos feriados e finais de semana, ou seja, estão sempre em funcionamento.
No mundo dos negócios, os erros podem custar caro para o escritório contábil. Quando as atividades são realizadas por robôs, as chances de falhas são diminuídas a zero, já que o software tem um desempenho mais satisfatório em tarefas repetitivas.
Quando a empresa percebe a necessidade de se destacar no mercado
Vivemos em uma era tecnológica, que facilita a relação entre empresa e cliente e melhora a experiência do consumidor. Acompanhar essas transformações é uma das melhores formas para manter a competitividade no mercado. Afinal, empresas estagnadas tendem a ficar para trás e serem pouco valorizadas pelo público.
A inserção da robotização contábil gera economia para o escritório de contabilidade, que pode aproveitar esse fôlego para investir em estratégias para expandir a carteira de clientes.
Lembrando que a forte concorrência exige que os contadores desenvolvam formas para se aproximar dos clientes, dar mais atenção ao sucesso de cada conta e poder se destacar no setor.
A robotização contábil, além de todas as vantagens que oferece à rotina e à atuação do contador, também mostra que o escritório é antenado e insere as principais tendências para oferecer soluções cada vez melhores.
Investir em robotização contábil não é uma opção, mas sim uma questão de sobrevivência. Quanto mais a tecnologia avança, mais os processos são atualizados para que tenham um desempenho positivo e lucrativo. Escritórios de todos os portes podem fazer esse investimento e usufruírem de todos os diferenciais que essa tecnologia oferece.
E você, como tem inserido a robotização em seu escritório contábil? Acesse o site da Auditto e veja como podemos aumentar a performance da sua empresa por meio de soluções tecnológicas de ponta!